Seminario Completo
E
Sistema Imunológico
Trabalho apresentado para a disciplina Fundamentos Fisiológicos do movimento Humano, Profº Bruno Barreto, do curso de licenciatura em Educação Física da Faculdade F.F.P.G – Faculdade de Formação de Professores de Goiana.
Equipe: Remeson Andrade Gabriel Satiro Wllysses Tavares Lucas Melo Maria Analaura Ricardo Andrade Cícera Mayara
Goiana, 2015.
Introdução
Nosso trabalho irá tratar sobre o Exercício Físico e principalmente sua relação com nosso sistema imunológico. Efeitos que o exercício causará no sistema imune, tanto imediato quanto prolongado e também procurar entender e precaver, pois o exercício poderá tanto melhorar o sistema ou prejudicar se feito de forma incorreta, alertaremos também para medidas que podem ser feitas como estratégias de prevenção.
O que é Sistema Imunológico?
O sistema imunológico humano consiste numa rede de células, tecidos e órgãos que atuam na defesa do organismocontra o ataque de invasores externos. Estes invasores podem ser microrganismos (bactérias, fungos, protozoários ou vírus) ou agentes nocivos, como substâncias tóxicas (ex. veneno de animais peçonhentos). As substâncias estranhas ao corpo são genericamente chamadas de antígeno. Os antígenos são combatidos por substâncias produzidas pelo sistema imune, de natureza protéica, denominadas anticorpos, que reagem de forma específica com os antígenos.
Quando o sistema imune não consegue combater os invasores de forma eficaz, o corpo pode reagir com doenças, infecções ou alergias.
A defesa corporal é realizada por um grupo de células específicas que atuam no processo de detecção do agente invasor, no seu combate e total destruição. Todo este processo é denominado de resposta imune.
As células do sistema imune pertencem a dois grupos principais, os linfócitos e os macrófagos. Veja abaixo as células principais desse sistema e as principais funções de cada uma delas:
Macrófagos – são importantes na regulação da