Universidade Estadual Paulista
Campus Experimental de Rosana
Thamyris Nilsen Rocca
SÍNTESE: “A GATRONOMIA ENQUANTO ATRATIVO TURÍSTICO-CULTURAL”
Rosana/SP
Abril/2014
Trabalho de Síntese e entendimento de texto, produzido na UNESP- Campus Experimental de Rosana, sob orientação da Proº. Francisco Nascimento.
Rosana/SP
Abril/2014
Introdução:
A necessidade básica de alimentar-se é indispensável ao homem. Assim a Gastronomia se torna aliada do turismo já que o turista quando se encontra viajando é impelido a um restaurante pela fome e neste momento acaba saboreando um prato típico daquela cultura através de sua gastronomia.
Portanto a gastronomia pode ser um atrativo turístico-cultural porque ela só não visa saciar a fome, mais também aproximar pessoas, reconhecer traços de sua religiosidade, etnia, produtos típicos e transcender fronteiras. Através dela o turista conhece e compreende traços e expressões culturais do local onde está ocorre.
O Surgimento da cultura Gastronômica:
A gastronomia surge a partir da evolução do “homem que apenas caçava” para o “homem que planta e desenvolve técnicas de manipulação e conservação” do alimento. E que o prepara pensando no prazer de tal refeição.
O Alimento como Cultura: Um conhecimento que fascina:
A gastronomia de determinado local é uma forma de conhecer a cultura de um povo. Damatta já dizia que nem todo alimento (o que nos favorece nutriente) pode ser transformado em “comida”:
A “comida” é o alimento que vai ser ingerido. Só é comida aquilo que é aceito socialmente e culturalmente dentro de um determinado grupo de indiviuos. Estes elegem o que comer, quando, como, onde e com quem, dependendo de inúmeros fatores, como crenças, valores sociais, cultura, costumes, etc.
Porém a gastronomia não pode ser encarada somente como uma ferramenta turística, já que além de forte atrativo turístico, ela é capaz de perpetuar hábitos e modos de preparo que passam por gerações e