RESENHA DESCRITIVA - BUARQUE, Cristovam. A aventura da universidade. 2a ed. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1994. 87-239p.
1861 palavras
8 páginas
BUARQUE, Cristovam. A aventura da universidade. 2a ed. São Paulo: Editora daUniversidade Estadual Paulista, 1994.
Autor: Shislene Patrícia de Assunção
Instituição: Universidade Federal de São Paulo
Curso: Serviço Social
Profª Drª Ana Maria Ramos Estevão
O destino da universidade trata-se de um texto em que o autor faz uma reflexão crítica sobre a universidade brasileira, levanta um questionamento sobre a postura da mesma em face ao século XXI. No início da sua abordagem, ele traz como referencial a “Síndrome de
Salamanca”, que faz alusão à trajetória de Colombo o autor traz como enfoque os “doze sustos” no final do século XX, fazendo uma analogia com o avanço tecnológico.
O primeiro susto refere-se ao avanço técnico do conhecimento, realizado ao longo de apenas cem anos. O segundo susto á trágica percepção de que este poder não serve para construir uma utopia. As técnicas não resolveram os problemas sociais.
O terceiro susto vem da observação da completa integração mundial pela cultura, informação, pelos gostos, pela simultaneidade do conhecimento, independentemente do lugar onde se encontre cada pessoa, em contrapartida, os homens se assustam com a dicotomia em que o mundo integrado culturalmente seja um mundo desintegrado socialmente, esse é o quarto susto.
O quinto susto é o tipo de progresso em detrimento às contradições entre a utopia e o avanço tecnológico. Ao invés de reduzir, o avanço técnico tem promovido necessidades crescentes. O sexto susto se dá pela percepção de que há limites para o crescimento e que é preciso que haja uma conscientização de que o processo econômico é uma bomba ameaçadora, até mais poderosa que a bomba atômica, e de que esse crescimento vai tornar inviável a construção da utopia consumista para todos.
O sétimo susto está na fragilidade da lógica. A complexidade da sociedade evolui tão rápido que a compreensão da ciência em relação a ela.
O oitavo susto é a quebra das velhas bandeiras de lutas dos