UNIVERSIDADE ESTADUAL Lucineide
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE INHUMAS
CURSO DE PEDAGOGIA
FINANCIAMENTO E GESTÃO DOS RECURSOS DA EDUCAÇÃO
England Scarlatt Gomes Ferreira Quiareli
METENDO O NARIZ ONDE NÃO FOMOS CHAMADOS (AS): O ORÇAMENTO PÚBLICO
Inhumas
Junho/ 2014
England Scarlatt Gomes Ferreira Quiareli
METENDO O NARIZ ONDE NÃO FOMOS CHAMADOS(AS): O ORÇAMENTO PÚBLICO
Resenha, referente à disciplina Financiamento e Gestão dos Recursos da Educação, relativa ao 4º Ano do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Goiás – Unidade Universitária de Inhumas, sob a orientação da professora Lucineide Pessoni.
Inhumas
Junho/ 2014
CAPÍTULO V: METENDO O NARIZ ONDE NÃO FOMOS CHAMADOS(AS): O ORÇAMENTO PÚBLICO
O capítulo V do livro Bicho de sete cabeças para entender o financiamento de Educação brasileira de Ednir e Bassi é intitulado “Metendo o Nariz onde não fomos chamados(as): Orçamento público”, e como o próprio título já bem diz, esse capítulo trata-se de uma discussão sobre o orçamento, de como o governo planeja e gasta os recursos públicos disponíveis.
O que não podemos esquecer ao tratarmos de orçamento público é de que se trata do nosso dinheiro, dinheiro dos nossos impostos, o que pré supõe que o orçamento seja Federal, Estadual ou municipal é público, é do povo. Mas é um desafio pressionar o poder público de forma contínua para garantir o direito de todos a um serviço público de qualidade, que seja liberadas verbas suficientes para isso. Como os autores bem colocam, não é interesse dos governantes “O povo metendo o nariz em assuntos complicados”, ou seja não é interesse dos governantes que o povo tenha acesso, que tenha conhecimento de como é gasto o dinheiro público.
O primeiro passo para participar ativamente do gasto do orçamento público é estar sempre bem informado, desse modo vamos conhecer o ciclo orçamentário. Este que é composto de três fases, a primeira etapa seja do governo em esfera federal, estadual ou