Trabalho Grazi
Empresária
Tatiani Coli
Nutricionista
Amarílis
Cozinheira
Dayane Peixoto
Serviços Gerais
Alyne
Estoquista
Natalia
Copeira
Comparações entre as Legislações RDC 216 e CVS 6/99
- Instalações
Na RDC visa o fluxograma nas etapas de preparação de alimentos (sem cruzamento). Já na CVS visa a contaminação ambiental (insetos e roedores).
-Piso
Na RDC não foi citado a importância de ralos e grelhas (ralos devem ser sinfonados e grelhas com dispositivos quer permitem fechamento).
-Parede
As diferenças são que na CVS cita que as paredes tem que terem ângulos arrendado no contato com piso e teto, para não haver acumulo de sujidades.
- Forros e Tetos
A única diferença é que na CVS diz que se houver necessidades de aberturas para ventilação,esta deve possuir tela com espaçamento e 2 mm e removíveis para limpeza. O pé direito no mínimo de 3 mm no andar térreo e 2,7 m em andares superiores.
-Portas e Janelas
Na RDC foi citado o sistema de exaustão. Já na CVS diz sobre o protetor no rodapé e que as telas devem ter malha de 2 mm e que as janelas devem estar protegidas para não permitir que os raios solares incidam diretamente sobre os alimentos ou equipamentos sensíveis ao calor.
- Ventilação
Na CVS cita que a circulação de ar na cozinha dever ser feito com o ar insuflado e controlado através de filtros ou através de exaustão com equipamentos devidamente dimensionados. A direção do fluxo de ar nas áreas de preparação doa alimentos devem ser direcionados da área limpa para a suja, e também que o conforto térmico podem ser assegurado por aberturas de paredes que permitam a circulação natural do ar com área equivalente a 1/10 da área do piso.
-Instalações Sanitárias
Na CVS diz que nas instalações sanitárias para funcionários de empresas de alimentos fica proibido o descarte de papel higiênico em lixeira, e sim devem ser descartados diretamente no vaso.
-Esgotamento Sanitário
Na CVS diz que se a rede de esgoto for tratado adequadamente pode ser