PEDAGOGIA
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO MACAÉ/RJ
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINAS NORTEADORAS: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade
ARLETE PESTANA DA SILVA QUEIROZ - RA: 2855176842
DIVERSIDADE CULTURAL
MACAÉ – RJ
2015
SUMÁRIO
1. Introdução 01
2. Desenvolvimento 02
Passo 01 02
Passo 02 04
Passo 03 05
3. Considerações Finais 08
4. Referências Bibliográficas 09
1. INTRODUÇÃO:
A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade.
A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo de aceitação da sociedade, pessoas que por algumas razões decidem pautar suas vidas por normas pré-estabelecidas tendem a esquecer suas próprias mistura de culturas, em outras palavras, o todo vigente se impõe às necessidades individuais. A cultura insere o indivíduo num meio social.
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente. Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente capacidade de agir. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período. A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade,diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua. A diversidade cultural é complicada de quantificar,