UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Os pensadores – Augusto Comte
Iniciando com dezesseis anos na Escola Politécnica de Paris, Comte teve significativa influência em seu pensamento filosófico. Estudando e se aprofundando no desenvolvimento da inteligência do espírito humano, acaba sintetizando a lei dos três estados: o estado teológico, o estado metafísico e o estado positivo. Afirmando então que todas as ciências precisam desses estados. Em outros termos, por natureza do homem, emprega-se sucessivamente os seguintes três métodos de filosofar, cujo suas definições são essencialmente diferentes. No estado teológico trata-se de uma sociedade mais primitiva, que explica tudo que há na sociedade, porém, dentro da religião. Apresentam os fenômenos como produzidos por agentes sobrenaturais, cuja sua intervenção explica o que acontece no universo. Este estado é dividido em três partes: animismo (a crença de que tudo tem uma alma), politeísmo (a crença de diversos Deuses) e monoteísmo (a crença em um só Deus), que de forma simples, resumem-se na religião.
No estado metafísico alguns fenômenos são explicados pela ciência, outros pela religião.
Já no estado positivo a ciência ocupa explicações de toda a sociedade, foi à fase da racionalização do homem, onde foi possível reconhecer a impossibilidade de haver razões sem a ciência. Consistindo em ligar os fatos, que evidentemente para o homem em sua origem torna-se improvável de chegar numa concretização a partir de observações.
O positivismo desempenha uma importante função na sociedade. Basicamente, a característica deste para Comte é vista como guia de vida, o único moral e única religião. Dessa forma, o positivismo é compreendido como a religião da humanidade. A partir desta ciência o filósofo propõe ordem e progresso à sociedade, implicando a se aprofundar sobre os aspectos sociais.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS
CAMPUS PALMEIRA DOS ÍNDIOS