UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO E ECONÔMICAS – ESAG
ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL – NOTURNO
DIOGO ALEXANDER MARTINS
QUAL É A TUA OBRA?
MÁRIO SÉRGIO CORTELLA
FLORIANÓPOLIS (SC), 20 DE MARÇO DE 2015.
Desde o vestibular temos muitas dúvidas sobre o nosso futuro profissional. Escolher por algo que tenho prazer ou algo pensando no mercado de trabalho. Sou da opinião que devemos primeiramente garantir nossa estabilidade financeira para depois corrermos atrás daquilo que nos dá prazer. De certo modo não devemos deixar de desfrutar da vida durante esse período de busca da estabilidade social. Ao contrário do que muitos pensam é possível sim ter prazer trabalhando.
Mario Sérgio Cortella em seu livro “Qual é a tua obra” aborda muito bem essa relação entre trabalho e prazer, separando o que é fundamental e essencial para nossa vida, faz uma breve passagem histórica do trabalho desde os tempos de ideologia escravista até os dias de hoje. Algumas partes do mundo ainda têm vestígios da escravatura enraizados em sua sociedade e tratam trabalho braçal como forma de castigo. Essa condição faz com que alguns executivos do alto de seu cargo e de seu “trabalho digno” se considerem melhores que os outros.
O autor também aborda o ambiente empresarial dizendo que esse meio está à beira de um colapso por conta da carga de trabalho e pelo pouco tempo destinado ao lazer. Faz também uma ótima reflexão da relação da empresa e do funcionário, a qual está cada vez mais fragilizada por conta do funcionário se sentir descartável dentro da empresa e não ter seu trabalho reconhecido, e dependendo do ramo, a empresa ser dispensável para o funcionário também. Para o fortalecimento dessa relação a empresa deve valorizar e reconhecer o trabalho de seu funcionário. Investir nos seus funcionários através da formação continuada pode ser uma boa forma de valorizar seu funcionário e melhorar a empresa, é nisso que da a