universidade de salamanca
A Universidade de Salamanca é a mais antiga da Espanha, emparceirando em precedência com as universidades de Bolonha,Sorbone de Paris, de Oxford e de Cambridge. Excluindo-se a efémera Universidade de Palência nos anos de 1175 a 1180 (a qual nunca foi reconhecida efetivamente com o titulo de universidade), temos a Universidade de Salamanca como a mais antiga da Península Ibérica e de toda a Europa. Tanto assim, que foi a primeira da Europa a adquirir o título de universidade.
A fundação da Universidade data do ano 1218 por el-rei Afonso X, com a categoria de Estudo Geral do seu reino. O título deEstudo Geral pretende indicar a diversidade das disciplinas ensinadas, a sua condição de estabelecimento público, isto é sem o carácter privado de anteriores colégios, sendo uma instituição aberta a todos que para ela tivessem merecimento (no conceito da época). A condição de Estudo Geral garantia também o reconhecimento real dos títulos que fossem concedidos.
A instituição levou cerca de dois séculos para conseguir contar com edifícios próprios onde ministrar a docência. Até ter edifício próprio, as aulas eram ministradas no claustro catedralício do templo magno da cidade, em casas arrendadas ao cabido e na igreja de San Benito.
Durante o reinado de Afonso X, o Sábio, o Estudo Geral foi transformado em Universidade. O cardeal aragonês Pedro de Luna, que depois seria o papa de Avinhão Bento XIII, foi um grande protector da instituição, impulsionando a compra dos primeiros edifícios e a construção das Escuelas Mayores, o edifício histórico da Universidade, a partir do ano 1411.
Fachada das Escuelas Mayores da Universidade de Salamanca.
Para além das Escolas Universitárias (o equivalente às actuais Faculdades), o ensino eram ministrado em Colégios Mayores, para licenciaturas e doutoramentos, e Colégios Menores, para bacharelato. Os colégios eram em geral organizados segundo a origem
maioritária dos seus estudantes. De entre os mais