Universidade de guarulhos
Como mostra a equação acima, a existência de uma força não é sinônimo de realização de trabalho. Para que tal aconteça, é necessário que haja deslocamento do ponto de aplicação da força e que haja uma componente não nula da força na direcção do deslocamento. É por esta razão que aparece um produto interno entre F e r. Por exemplo, um corpo em movimento circular uniforme (velocidade angular constante) está sujeito a uma força centrípeta. No entanto, esta força não realiza trabalho, visto que é perpendicular à trajectória.
Portanto há duas condições para que uma força realize trabalho:
a) Que haja deslocamento; b) Que haja força ou componente da força na direção do deslocamento.
Esta definição é válida para qualquer tipo de força independentemente da sua origem. Assim, pode tratar-se de uma força de atrito, gravítica (gravitacional), eléctrica, magnética, etc.
Índice
1 Tipos de trabalho
2 Trabalho e energia
3 Conceito
4 Unidades
5 Outras unidades
6 Outras fórmulas
7 Ver também
[editar] Tipos de trabalhoTrabalho nulo, quando trabalho é igual a zero;
Trabalho motor, quando a força e o deslocamento estão no mesmo sentido;
Trabalho resistente, quando a força e deslocamento possuem sentidos contrários (geralmente representado por T= -F.d).
[editar] Trabalho e energiaSe uma força F é aplicada num corpo que realiza um deslocamento dr, o trabalho realizado pela força é uma grandeza escalar de valor:
Se a massa do corpo for suposta constante, e obtivermos dWtotal como o trabalho total realizado sobre o corpo (obtido pela soma do trabalho