UNIVERSIDADE DE GUARULHOS
ESTUDO DIRIGIDO MICROBIOLOGIA II :
VIROLOGIA
Berico Colla, Juliana Duarte, Mariana Ferreira, Marvyn Sherenk, Sohaylla .
Guarulhos/2014
Respostas
1- Os vírus foram descritos como agentes filtráveis”. Seu pequeno tamanho permite-lhes passar através de filtros projetados para reter bactérias. Diferente da maioria das bactérias, fungos e parasitas, os vírus são parasitas intracelulares, obrigatórios que dependem do maquinário bioquímico da célula do hospedeiro para a sua replicação, além disso a reprodução do vírus ocorre pela montagem dos componentes individuais e não por fissão binária. Os vírus mais simples consistem em um genoma de ácido desoxirribonucleico (DNA) ou ácido ribonucleico (RNA) empacotado em um envoltório protetor de proteína. Aos vírus falta a capacidade de gerar energia ou substrato e de fazer suas próprias proteínas e replicar seu genoma independentemente da célula do hospedeiro.
O vírion consiste em um genoma de ácido nucleico empacotado numa cobertura proteica (capsídeo) ou em uma membrana (envelope). O vírion pode conter também certas enzimas essenciais, ou acessórias, ou outras proteínas, o seu genoma consiste em DNA ou RNA. O DNA pode ser fita simples ou dupla, linear ou circular, o RNA pode ser de sentido maior ou menor, ou de duplo sentido. Ele é uma partícula viral completa, ou seja, infecciosa. Cada família de vírus apresenta vírion de forma diferente.
2- Capsídeo, ácido nucleico, nucleocapsídeo, envelope, espículas e capsômeros.
Capsídeo: É o involucro de origem proteica dos vírus, que protege e facilita sua proliferação, e além de proteger o ácido nucléico, tem a capacidade de combinar-se quimicamente com substâncias presentes na superfície celular. É formada por unidades proteicas que envolvem o ácido nucleico denominadas capsômeros.
Ácido nucleico: Existem dois tipos de ácido nucleico, ácido ribonucleico (RNA) e desoxirribonucleico