O Programa Fome Zero
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ANÁLISE DE POLÍTICAS SOCIAIS
LUCIANA BARREIRO SANTANA LOBO 390131222
ANA AMÉLIA PATRICIA MONDIM VIANNA
SALVADOR-BA
ABRIL/2015
UNIVERSIDADE SALVADOR - UNIFACS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
ANÁLISE DE POLÍTICAS SOCIAIS
LUCIANA BARREIRO SANTANA LOBO 390131222
ANA AMÉLIA PATRICIA MONDIM VIANNA
Trabalho apresentado à disciplina de Análise de políticas sociais, sob a orientação da Professora Ana Elisa Drumond apresentado para V semestre do Curso de Serviço Social.
SALVADOR-BA
ABRIL/2015
INTRODUÇÃO
A fome é uma questão que castiga os países em desenvolvimento e os emergentes. E o Brasil é um dos que sofre com esse problema. Devido a sua história de desigualdades que deixam seus rastros até os dias atuais desfavorecendo os socialmente vulneráveis.
No cenário político dos últimos anos, a pobreza e a desigualdade social vêm sendo profundamente abordadas como questões de filantropia e solidariedade e não como um direito das minorias. A frequente ideia de "sociedade solidária", onde a responsabilidade social, parece revelar um sistema misto de proteção social que concilia iniciativas do Estado e do denominado Terceiro Setor, porém a constituição federal prevê os direitos sociais em seu artigo 6°.
Os direitos sociais são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado uma intervenção na ordem social que assegure os critérios de justiça distributiva e se realizam por meio de atuação estatal com a finalidade de diminuir as desigualdades sociais, por isso tendem a possuir um custo excessivamente alto e a se realizar em longo prazo levando assim o governo a buscar parcerias com a iniciativa privada.
Nessa perspectiva o governo federal quer facilitar o acesso à alimentação, a expansão da produção e consumo de alimentos saudáveis,