UNIVERSIDADE CORPORATIVAS
Segundo Meister (1999), universidades corporativas são como laboratórios para a aprendizagem, é uma forma estratégica de desenvolvimento para colaboradores, clientes e fornecedores, elas visão ensinar a eles técnicas para melhorar o desempenho organizacional.
Em suma não são universidades convencionais e sim custeadas por empresas apenas para colaboradores ligados a ela, seu ensino é voltado para o desenvolvimento do conhecimento e habilidades deles para com a organização. As organizações já perceberam que o conhecimento de seus colaboradores é de extrema importância para o sucesso da organização e investem cada vez mais na capacitação e aprimoramento deles, grandes empresas decidem pela abertura de centros de ensino para que esse desenvolvimento seja ainda mais completo.
As organizações começaram a perceber que o capital humano deve ser constantemente desenvolvido e deve aprender a cada dia, para que assim acompanhem as mudanças de mercado e tragam resultados mensuráveis a organização; tendo isso em mente elas identificaram que não poderiam mais depender apenas das Instituições de Ensino Superior para qualificar seus colaboradores, decidindo partir para criação de suas próprias universidades, sendo o objetivo delas obter um controle mais rígido sobre o processo de aprendizagem dos colaboradores, e assim ligando de maneira mais regular os programas de aprendizagem às metas e resultados estratégicos da organização.
A universidade corporativa tem como objetivos preparar os colaboradores para trabalhar com novas técnicas, atualizar práticas de trabalhos ou criar projetos que possam ser implantados dentro da organizaçãoe construir uma força de trabalhadores educados e bem preparados que proporcione à empresa uma vantagem competitiva. Os colaboradores alem de conhecimento técnico, terão a pratica voltado para o desempenho de suas funções e o conhecimento adquirido esta alinhado com á missão da organização, aos objetivos e às