UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
PÓLO DE ITATIBA/SP
Licenciatura - Pedagogia
DESAFIO PROFISSIONAL –História da Educação e da Pedagogia e Didática da Alfabetização e Letramento
PROF. EAD:
PROF. TUTOR PRESENCIAL:
ITATIBA MARÇO 2015
Introdução
Neste trabalho abordamos a história da profissionalização docentecomo vemos o progresso no aspecto social, quando nos situamos no contexto histórico.
O ingresso no magistério significou para muitas a oportunidade de prosseguir os estudos. E mesmo com dificuldades que os profissionais enfrentaram para ter direito a educação, eles adquiriram conhecimento e utilizavam como uma maneira de profissionalização. Com tudo isso fizemosum questionário sobre a formação de três professores no magistério para que possamos entender um pouco sobre esse assunto.
Como vimos nas entrevistas estas professoras “dão aulas”, porque tem o “dom da docência”.
Magistério na Educação Infantil
As normas gerais para o exercício do magistério no Brasil existiram em várias épocas. Hoje a formação de professores no magistérioestá instituída na Lei nº 6755 de 29 de janeiro de 2009, que apoia a iniciação de formação de profissionais na Educação básica.
A escola moderna tinha com objetivo cuidar da educação das crianças, mesmo sem preparação, os professores montavam um esboço para darem suas aulas, mesmo ainda não havendo métodos de ensino, como quadros negros e livros.
Um tempo depois houve mudanças sociológicas no corpo docente primário, surgiu o nascimento das primeiras associações profissionais, com o surgimento de exposições e conferênciaspedagógicas. Constituição de uma imprensa voltada para a questão da educação.
Então os Estados assumiram suas responsabilidades pela educação infantil, onde são os primeiros aprendizados da criança, sua formação motora, o desenvolvimento psicológico, a fala, a interação com os outros e