Polui O
Poluição do ar.
Considera-se poluído o ar que contém gases, partículas microscópicas solidas ou gotículas em suspenção (aerossóis) em quantidades que excedem a capacidade da atmosfera de dissipalos ou de incorpora-los aos ecossistemas
Existem fontes naturais de poluição, como erupções vulcânicas, os incêndios no
Cerrado ou nas savanas, provocados por descargas elétricas atmosféricas. Mas as fontes mais importantes de poluição do ar no
Brasil estão ligadas a atividade humana, como emissão de motores de veículos, a atividade industrial e os incêndios florestais provocados.
Chuva ácida.
A poluição atmosférica sulfurosa resulta da queima de carvão fóssil. Os compostos de enxofre e nitrogênio são liberados com a fumaça e reagem na atmosfera originando ácidos sulfúrico, nitroso e nítrico, tornando a agua da chuva ácida, a ponto de corroer peças de mármore, pisos, ou estátuas.
Poluição da água.
Considera-se poluída a água que oferece algum tipo de risco a saúde humana, ou a agua com baixo teor de oxigênio, ou com substancias de alguma maneira toxicas aos seres vivos.
Classificação
A Poluição pontual, onde o foco de poluição facilmente identificável como emissora de poluentes, como no caso de águas residuais, industriais, mistos ou de minas.
Descarga de um efluente industrial.
Poluição difusa, onde não existe propriamente um foco definido de poluição, sendo a origem difusa, tal como acontece nas drenagens agrícolas, águas pluviais e escorrimento de lixeiras. Os contaminantes podem ser classificados como:
Agentes Químicos
• Orgânicos (biodegradáveis ou persistentes):Proteínas, gorduras, hidratos de carbono, Ceras, solventes entre outros.
•
Inorgânicos: Ácidos, álcoois, tóxicos, sais solúveis ou inertes.
Agentes físicos
• Radioatividade, Calor, Modificação do sistema terrestre, através de movimentação de terras ou similares.
Agentes Biológicos
As coliformes são um bioindicador normalmente utilizado na