Universidade Anhanguera Uniderp
Local: Cras Moreninhas
Dia: 27 de março de 2015
Horário: 07h00min ás 11 h Total de horas: 4 horas
Atividade: Reunião para os beneficiários do Programa Bolsa Família
Acompanhamos a reunião socioeducativa com os beneficiários do Programa Bolsa família, com o objetivo de sanar duvidas e fazer orientações sobre a condicionalidade para o recebimento do beneficio, as condicionalidades são os compromissos nas áreas da Educação, da Saúde e Assistência Social assumidos pelas famílias e que precisam ser cumpridos: Garantir a freqüência escolar de pelo menos 85% das crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e de 75% para jovens de 16 e 17 anos. E triagem feita duas vezes ao ano nas unidades básicas de saúde (UBS), com a supervisão da caderneta de vacinação dos membros das famílias que recebem o beneficio de 0 a 7 anos, pesagem e medida dos mesmo sendo até os 10anos de idade para crianças do sexo masculino e no caso de crianças de sexo feminino,voltará a fazer pesagem com a idade de 15anos e mulheres sendo titular do cadastro até os 44 anos.
Implantado há dez anos, o Programa Bolsa Família foi responsável por 15% a 20% da redução da desigualdade de renda no Brasil. Colaborou também para a queda na desigualdade entre estados e regiões do país (15%). A política de transferência de renda ainda impulsionou a diminuição na taxa de extrema pobreza (entre 2001 e 2011, passou de 8% para 4,7% da população brasileira). Esses e outros dados estão compilados no livro Programa Bolsa Família – uma década de inclusão e cidadania / organizadores: Tereza Campello, Marcelo Côrtes Neri. – Brasília: IPEA, 2013.
Além da oferta de cursos gratuitos para adolescentes e adultos em diferentes campos de trabalho por meio do Programa do Governo Federal(Pronatec). O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da