Unitarismo vs Federalismo
Sistema de governo que prioriza a centralização do poder, ou seja, o poder de decisão está concentrado em um local do país. Apresenta como vantagens a menor chance de corrupção, devido a não fragmentação do poder político e um menor desvio de dinheiro, visto que com o aumento de máquinas de governo é possível que haja uma corrupção fora de controle . Além disso, cria uma maior identidade nacional, pois com o poder central busca uma maior identificação de toda parte do território com a pátria para um maior controle e para ter menos chances de revoltas.
Federalista
Sistema de governo no qual o poder político é fragmentado, ou seja, cada estado tem uma maior autonomia de decisões. Apesar disso, o país ainda possui uma constituição geral a qual todos os estados devem respeitar. Esse modelo tem como vantagem um maior conhecimento sobre as necessidades da região em que se localiza o poder, afinal é mais fácil controlar uma área pequena do que uma área extensa. Com isso os governantes sabem mais das necessidades de seu povo e, assim, criam leis que facilitam o controle e a convivência local. Além disso, esse modelo gera um estímulo a maior produção de mercadorias pelos estados, (DISTRIBUIÇÃO PELA PRODUÇÃO – QUEM PRODUZ MAIS GANHA MAIS E QUEM PRODUZ MENOS, GANHA MENOS -, DE ACORDO COM A ARRECADAÇÃO DO PIB.) pois cada um é levado a produzir manufaturados diferentes o que alavanca a economia do estado indiretamente, o que não é facilitado quando o governo centraliza a produção/indústria (no caso do unitarismo).
Particularmente, apesar de ter defendido o unitarismo no debate, eu apoio o sistema federalista devido aos fatos apresentados no parágrafo acima. Entendo que ele é um modelo que incentiva a produção de manufaturas, facilita o controle estadual e não prejudica tanto a identidade nacional. Um exemplo disso, que foi dado no debate, são os cidadãos dos EUA que não deixam de ser menos americanos por serem federalistas.