Unip
Tema: Transporte Público
Local: Terminal Grajaú / Osasco
Data: 12/03
Início: 06:00horas Final: 07:30horas
As pessoas entram no trem e começa o empurra-empurra, para entrarem e saírem, porém o fluxo é muito grande ao entrar.
Uma idosa entrou no vagão errado, e ela não tinha aonde se segurar, e os que estavam sentados não cederam os bancos reservados, já que pessoa idosa têm preferência em um vagão exclusivo no período das 06:00 ás 9:00, enquanto isso, homens e mulheres empurram cada vez mais para entrarem.
Essa senhora estava no meio da multidão, quando não havia mais a possibilidade de entrarem mais pessoas, ela começa a passar mal, Foi daí que, uma moça começou a falar bem alto, pedindo que, alguém cedesse o lugar a ela, eu não consegui ver quem de fato, mencionou essa frase: “Ela deveria estar em outro vagão e não vou ceder o assento...”
De repente, a moça que, havia feito esse pedido de ajuda a senhora disse que gritaria pelo guarda do trem caso, não cedessem o lugar.
Até que, um rapaz aparentando ter entre 27 a 38 anos, levantou e pediu que a senhora se sentasse. Eu escutei ela dizer que, não queria se sentar e sim sair do trem, então o rapaz sentou novamente, e nesse mesmo instante um homem comenta que: “Ela já entrou, agora não tem mais como sair...” O trem começa a sair, até que chegou a estação em que eu iria descer, mas ao descer olhei para trás e notei que a senhora idosa tinha conseguido descer, porém chorando demais.
Diante dessa situação observei o descaso e o desrespeito com os idosos, isso num contexto geral, as pessoas, tanto homens como mulheres pensando somente em si, o tempo todo, muita individualidade, durante todo o trajeto.
Psicologia do Cotidiano
Tema: Transporte Público
Local: Vila Prudente/ Paulista
Data: 24/03
Início: 16:00horas Final: 16:40horas
Muitas pessoas entraram nesta estação, parecia ser até um dia de semana, foi onde que observei um grupo de pessoas entrando,