unimed
Na maioria das vezes, um departamento é um centro de custos, ou seja, nele são acumulados os custos indiretos para posterior alocação aos produtos (departamento de produção - tem seus custos jogados sobre os produtos, já que estes passam, inclusive, fisicamente, por eles); ou outros departamentos (departamentos de serviços - também chamados, às vezes, de não produtivos ou auxiliares, não podem apropriar seus custos diretamente aos produtos, pois não passam por eles). Por viverem em departamentos para a prestação de serviços a outros departamentos, têm seus custos transferidos para os que deles se beneficiam.
“Departamentalizamos” nossos custos para facilitar a apropriação dos gastos referentes a partes de fabricação que ocorrem na produção.
Para facilitar este trabalho, leva-nos a dividir as partes de produção e, automaticamente, os gastos.
Distribuição dos Custos dos Departamentos de Serviços
Neste momento, iremos analisar a apuração do custo feito, de forma que, teremos que distribuir os custos por departamentos de produção, aquele onde o produto passa fisicamente pelo setor e os custos dos departamentos de serviços, aqueles onde o produto não passa fisicamente pelo setor, mas devem-se apropriar os custos, pois eles prestam serviços para os departamentos de produção. E iremos chegar ao resultado do CIF (Custo Indireto de Fabricação).
Para a atribuição aos produtos, é necessário que sejam distribuídos pelos diversos departamentos, para que uma melhor alocação seja realizada.
Faz-se então uma investigação sobre a ligação entre cada custo e departamento onde foi