Unilever
Em 1967 a Nigéria começou a exportar petróleo, porem tendo significância este comercio em 1970, época em que o pais se tornou um dos maiores produtores da África. Como resultado da alta do preço do petróleo em 1973, o pais vivenciou grande época de corrupção e um deslocamento de setores tradicionais de exportação.
Em 1970 e 1977, tanto gana como Nigéria, países menos desenvolvidos, começaram grandes programas com o intuito de expropriação das empresas estrangeiras. Em 1962 foi nomeado o primei-o gerente ganes que mais tarde se tornaria presidente da UAC, diferente cenário da Nigéria que até 1970 só teve presidentes estrangeiros, isso devido ao fato de na Nigéria a educação ser mais precária do que em gana. A avaliação da UAC em relação aos gerentes nigerianos era moderada, porem a empresa achava difícil capacitar e recapacitar os funcionários, apesar de ser a maior empregado da África ocidental. A Unilever não estava contente com as participações acionarias local, pois tinha medo de vazamento de conhecimento, e tinha preocupação em relação aos administradores locais.
O gerenciamento dos investimentos da Unilever na África era gerenciado pelas subsidiarias nacionais da Lever Brother (LB) ou pela UAC. As operações da África só perdiam para a Europa, em 1978 a Unilever emprega 109 mil pessoas na África.
A UAC foi criada por William Lever com o intuito de garantir o suprimento de matérias primas tropicais apenas da África ocidental, mas com o tempo a empresa se expandiu por todo o continente. Mesmo sendo uma