Resenha sobre historia economica das organizaçoes
Aluno: Rafael Guilherme Martins Prof: Vinicius Muller
Caracteres: 3.578 Sala: 3A
A segunda revolução industrial muitas vezes é dita como uma continuação da primeira, no entanto as duas se distinguem em suas características, a segunda caracteriza-se pela geração de conhecimento puro, sem a necessidade de ser aplicado diretamente na produção industrial, e desta forma todo esse conhecimento gerado e conquistado poderia ser aplicado ou não. Assim, basicamente dizendo ela tem como princípios a educação e desenvolvimento do conhecimento como a física, matemática e química. Também é característico desta revolução a construção de ferrovias responsáveis por transportar todo o desenvolvimento econômico das nações. Não podemos esquecer também que umas das principais características da segunda RI foi o surgimento de holdings, trustes e carteis, ou seja, industrias nacionais capazes de monopolizar internamente o mercado passando assim a competir com outras empresas internacionais.
Após a segunda revolução industrial a industrialização alemã começa pois em 1830 é percebido que economicamente ela não consegue mais competir com a Inglaterra e militarmente com a França. Tal industrialização tem origem então em geopolítica e é formada de acordo com 3 fases: “pré-condições”, “take-off” e “maturidade”. Já os EUA terão a legislação inglesa, ou seja, legislação da primeira revolução industrial, enforcement estatal a favor do mercado, trabalho assalariado, e assim incentivando o empreendedorismo. Além dessas características os EUA já estavam passando por um início de revolução industrial proveniente da iniciativa privada, que no futuro próximo leva a independência dos ingleses, tendo em vista que essas industrias passam a concorrer com as inglesas.
O processo de industrialização de Alemanha e Japão se assemelham muito devido as suas características. Como Japão é um arquipélago, a navegação se torna um meio de transporte necessário para seu