Unilever: uma história de sucesso (resumo)
Centro de História Unilever e-mail: centro.historia@unilever.com
Unilever está no Brasil há quase 80 anos, influenciando e sendo influenciada pelos costumes e valores das pessoas. A empresa iniciou suas atividades importando os sabões para lavar roupas Sunlight e os Flocos Lux, a princípio estavam dispostos a vender sabões à moda antiga. Ou seja, a peso, cortados diante do freguês. Mas logo William teve uma idéia que transformaria o negócio: dar um nome ao sabão e vendê-lo num tamanho padrão, acondicionado em uma bela embalagem.
Naqueles tempos, o brasileiro não estava acostumado a consumir produtos industrializados um luxo para gente rica. Eles só foram ficar economicamente mais acessíveis com o avanço da indústria brasileira e a queda dos preços. Mas para se tornarem populares, de fato, ainda seria necessário mudar hábitos e comportamentos. É aí que entra a decisão da Empresa de trazer ao País uma experiência muito bem-sucedida na matriz: a Lintas (Lever International Advertising Service) que era uma agência de propaganda da própria Unilever: uma house agency. Uma equipe veio da Europa em 1931 para formar a versão brasileira do negócio.
Um personagem que marcou a participação da Irmãos Lever na história do rádio no Brasil foi Rodolfo Lima Martensen. Na época em que dirigiu a Lintas, o publicitário gaúcho compôs vários jingles e idealizou programas que conquistaram os ouvintes. Apesar de seu enorme alcance, o rádio não trabalharia sozinho nos anos 50, Empresa sabia que seria difícil fazer as consumidoras deixar de lado os bons e velhos sabão, água sanitária e anil para se aventurar com um produto que nem sequer sabiam usar. Para essa missão, a Empresa recorreu ao núcleo de Contatos Diretos com o Consumidor, A estratégia funcionou desde o princípio e quatro anos depois, a Irmãos Lever lançaria Omo, o primeiro detergente em pó do País.
Na época das primeiras transmissões, em 1950, as telinhas se transformaram numa febre