Unidroit
Enfatiza sua ação sobre os meios de pagamento, títulos públicos e taxas de juros, modificando o custo e o nível de oferta do crédito. Executada pelo BACEN.
.
Expansionista – Eleva liquidez da economia, injetando maior volume de recursos nos mercados e elevando os meios de pagamento. Dinamiza o consumo e investimento agregados.
.
Restritiva – Promovem reduções dos meios de pagamento da economia, retraindo a demanda agregada e a atividade econômica. Visa restringir a oferta de crédito e elevar o seu custo, adequando o consumo e investimento agregados a oferta monetária do país.
Política Econômica:
Composta por – Políticas Monetária, Fiscal, Cambial e de Rendas.
.
A boa condução das quatro leva à – Pleno Emprego, Distribuição de Riquezas, Estabilidade de Preços e Crescimento Econômico.
Instrumentos de Controle Monetário:
A - Recolhimento Compulsório.
B - Operações de Mercado Aberto.
C - Redesconto Bancário.
D - Empréstimos de Liquidez.
.
A - Percentual incidente sobre os depósitos captados pelos bancos comerciais, que deve ser colocado a disposição do Banco Central. A alteração das taxas de recolhimento compulsório determina a expansão ou a retração da atividade econômica.
.
B - Funcionam como instrumento ágil de política monetária para melhorar o fluxo monetário da economia e influenciar os níveis das taxas de juros em curto prazo. Fundamentam-se na compra e venda de títulos da dívida pública no mercado, processadas pelo BACEN na qualidade de agente monetário do governo.
.
C - É um dos instrumentos de política monetária utilizado pelo banco central para regular o sistema de liquidez do sistema bancário. É utilizado quando os bancos comerciais necessitam de reforço de caixa ou ficam a descoberto na compensação de cheque. O banco emite uma nota promissória a favor do Banco Central e recebe um crédito em sua conta de depósito no Banco do Brasil.
.
D - O BACEN realiza “Empréstimos de Liquidez” às instituições financeira