ciencias biologicas
Definição: Quanto mais desenvolvida é uma economia, mais ativo é o seu mercado de capitais. O Mercado de Capitais é um canal fundamental na captação de recursos que permitem o desenvolvimento das empresas, gerando novos empregos e contribuindo para o progresso do País, e também se constitui de uma importante opção de investimento para pessoas e instituições.
Houve um crescimento significativo no Mercado Financeiro Brasileiro nos últimos anos. A relação crédito privado/PIB evoluiu de pouco mais de 30% no início da década passada para cerca de 50% em Junho de 2012. O avanço é significativo mas o número ainda é pequeno quando confrontado com os de outros países desenvolvidos como os Estados unidos, de 60 a 70% do PIB, a Alemanha, cerca de 100% ou o Japão, na faixa de 200%.
Estima-se que uma das condições que levam a economia brasileira ainda não estar posicionada entre as economias que lideram o século XXI, são as condições para desenvolver o binômio poupança-investimento.
Sem o aumento da formação de poupança de longo prazo não teremos como aumentar nossos investimentos de longo prazo. O Brasil precisa de mais poupança previdenciária em regime de acumulação que permita a seus trabalhadores participar, através dos investimentos, dessa poupança, nos resultados desse novo ciclo de desenvolvimento.
O crescimento das empresas nacionais, desde as menores empresas, geradoras de inovação, às maiores empresas com grandes projetos de expansão, são oportunidades que se apresentam para esses investimentos via mercado de capitais e também grandes progressos importantes como o aparecimento de diversas empresas com base acionária, formada por ações. Isso contribuiu para impulsionar as ofertas de ações, ampliando as fontes de financiamento das empresas.
O mercado de capitais brasileiro é hoje um dos mais bem regulados do mundo, pois atende todas as demandas de financiamento da economia nacional, além de mobilizar cerca de 75% da poupança