Câmara de Comércio Internacional
UNIDROIT - INSTITUTO INTERNACIONAL PARA A UNIFICAÇÃO DO DIREITO PRIVADO INTERNACIONAL
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda a Câmara de Comércio Internacional – CCI e o Instituto Internacional para a Unificação do Direito Privado – UNIDROIT, apresentando-os como organismos internacionais que regulam as relações econômicas e financeiras envolvendo o comércio em âmbito internacional.
2. CÂMARA DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
A Câmara de Comércio Internacional é uma organização que tem como objetivo a promoção do comércio internacional globalizado, figura no cenário internacional como mediadora na defesa da economia global, posto que fomenta o crescimento econômico e com isto também a criação de novos postos de trabalhos e, consequentemente, a prosperidade no ramo comercial.
Dentre as atividades desenvolvidas pela CCI estão a arbitragem e também as resoluções que regulam o livre mercado e sistema financeiro e, ainda, a regulação de negócios, a luta contra a corrupção e, sobretudo, o combate ao crime comercial (AMARAL, 2004).
A ICC tem sede em Paris e possui autoridade internacionalmente reconhecida para representar empresas de todos os setores e de qualquer parte do mundo, promovendo o comércio e os investimentos internacionais, bem como auxiliando as empresas a conduzirem seus negócios em âmbito internacional, incentivando-as a gozar dos benefícios de uma economia de mercado globalizada (VENTURA, 2002).
Neste contexto, a ICC tem autoridade para editar regras de regulação das condutas que regem as transações internacionais, regras que devem ser respeitadas por todos quantos negociam a nível global.
Não se pode deixar de ressaltar, por fim, que a CCI mantém sua Corte Internacional de Arbitragem, órgão que “nasceu com o objetivo de dirimir conflitos de