Unidades De Conservação e Parque Estadual Campos Do Jordão
1. Definição e história do SNUC
A constituição Federal assegura a todos um “meio ambiente ecologicamente equilibrado”, o poder público tem o dever de preservá-lo; um de seus deveres diz explicitamente que os espaços territoriais e seus componentes devem ser protegidos.
A partir daí foi criado o SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação, seu processo de criação durou cerca de 10 anos, causando polemicas entre os profissionais da área de meio ambiente. O resultado foi a Lei nº 9.985/2000 que tenta a conciliação entre visões muito distintas, a lei ainda significou, um importante ícone na construção efetiva de um sistema para áreas protegidas no país.
Objetivos
O SNUC tem por objetivo contribuir para a preservação, ampliação e cuidados das florestas brasileiras, seus fins são ações especificamente voltadas para o meio ambiente, visando metas como o desenvolvimento sustentável e o reflorestamento de áreas degradadas; trabalhando em parceria com órgãos governamentais.
2. Categorias das Unidades de Conservação
As Unidades de Conservação, excetuando-se as categorias, Área de Proteção Ambiental e Reserva Particular do Patrimônio Natural, devem possuir uma zona de amortecimento e, quando conveniente, corredores ecológicos. Segundo o SNUC, elas se dividem em dois grupos, que contém subdivisões.
I - Unidades de Proteção Integral - voltadas à preservação da natureza, admitindo apenas o uso indireto dos seus recursos naturais, com exceção dos casos previstos nesta Lei.
Estação Ecológica – Objetiva a preservação da natureza, além de pesquisa cientifica mediante autorização prévia. É proibida visitação pública, exceto com objetivo educacional. Apenas modificações ambientais que visam à preservação do bioma são permitidas, através de planos de manejo, e pesquisas cujo impacto sobre o ambiente seja maior do que aquele causado pela simples observação ou pela coleta controlada de