unidadeII
Desenvolveu uma série de materiais, de acordo com cada fase da criança, para que elas se expressassem. O primeiro foi chamado de dons.
Esses materiais tinham o objetivo de despertar a representação da forma, da cor, do movimento e da matéria. Exemplo: A Bola. O segundo: A bola,
O cubo e o Cilindro. O terceiro: formado pela divisão dos cubos desmontáveis.
Sua concepção de educação segue os seguintes preceitos:
• a criança não deve ser iniciada em nenhum novo assunto enquanto não estiver madura para ele. O verdadeiro desenvolvimento advém de atividades espontâneas;
• na educação inicial da criança, o brinquedo é um elemento essencial;
• os currículos das escolas devem basear-se nas atividades e interesses de cada fase da vida da criança;
• a grande tarefa da educação consiste em ajudar o homem a conhecer a si próprio, a viver em paz com a natureza e em união com Deus. É o que ele chamou de educação integral. Sua concepção de ser humano era profundamente religiosa.
• Priorizava também a dobradura, o recorte, o canto e a poesia para facilitar a educação moral e religiosa
Acreditava que os primeiros anos de vida são básicos para a formação do homem. Johann F. Herbart (1776-1841): filósofo e psicólogo alemão, fundador da pedagogia como uma disciplina acadêmica, pedagogia como ciênciaA teoria construtivista recusa a tradicional concepção metafísica de uma natureza humana universal, essencial e estática. O homem se faz pela interação social, pelas relações entre os homens e por sua ação sobre o mundo.
O homem é um ser histórico-social e, por isso, a aprendizagem da realidade é um processo dinâmico que se expressa de formas diferentes no tempo.
A história é entendida como experiência do indivíduo ou do grupo a que ele pertence: sempre que surgem fatores novos, as antigas estruturas lógicas se desfazem, sendo necessárias outras formas de equilibração.
JEAN PIAGET (1896-1980) - Nasceu em Genebra, Suíça,