Unidade web - Antropologia e cultura brasileira - atividade 01
0,2 em 0,2 pontos
Correta
(...) não somos humanos apenas porque somos racionais ou simbólicos. Somos humanos porque somos seres aprendentes. Os animais pertencem ao primado do condicionamento genético, da instrução, do treinamento, do adestramento, e esses são os limites de seu aprendizado. Nós, os humanos, somos seres disso tudo também. (...) Somos seres de algo bem mais complexo. Algo que ao longo da história foi recebendo nomes como capacitação, educação, formação humana. Afinal, os animais sabem e sentem. E nós sabemos e sentimos. Mas a diferença está em que nós sabemos que sabemos, e nos sabemos (ou não sabendo); e nos sentimos sabendo e nos sabemos sentindo.
(BRANDÃO apud ROCHA, Gilmar; TOSTA, Sandra P. Antropologia & Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009)
O parágrafo acima tem como objetivo principal a elaboração de uma reflexão sobre as diferenças entre seres humanos e animais irracionais. Assinale a alternativa que melhor traduz essa DIFERENÇA:
Resposta
Resposta Correta: e.
O homem pode reconhecer e compreender seus sentimentos e sensações, ao passo que os animais irracionais apenas expressam sentimentos e sensações.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Correta
(...) a floresta amazônica não passa para o antropólogo – desprovido de um razoável conhecimento de botânica – de um amontoado confuso de árvores e arbustos, dos mais diversos tamanhos e com uma imensa variedade de tonalidades verdes. A visão que um índio Tupi tem deste mesmo cenário é totalmente diversa: cada um desses vegetais tem um significado qualitativo e uma referência espacial. Ao invés de dizer como nós: “encontro-lhe na esquina junto ao edifício X”, eles frequentemente usam determinadas árvores como ponto de referência. Assim, ao contrário da visão de um mundo vegetal amorfo, a floresta é vista como um conjunto ordenado, constituído de formas vegetais bem definidas.
(LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. Rio d Janeiro: Jorge Zahar,