Wagner
Mais um membro da família de modulação digital, onde a informação dos dados são moduladas tanto na amplitude como na fase da informação transmitida. Utiliza muitas fases para uma melhor eficiência espectral. Suas fases se encontram mais separadas umas das outras para permitir uma amplitude maior de ruído inerente.
O diagrama mostra o mapeamento de código GRAY, que consiste em um método para distribuição do código binário no diagrama. A distancia de Humming entre os códigos adjacentes equivalem a 1 unidade, de acordo com Argand Gauss, podendo-se definir uma representação de modulação de amplitude em quadratura de 16 estados ou 16QAM conforme mostrado no diagrama acima. Nota-se que cada quadrante possui quatro estados, ou seja, quatro níveis em cada portadora para I(fase) e Q(quadratura) gerando um sinal quatro por quatro com 16 estados possíveis. Cada quadrante possui três valores de magnitude diferentes e três fases diferentes.
Sabendo que podemos enviar 4 bits por símbolo como se observa acima onde temos 2 bits I e 2 bits para Q. Os pequenos círculos que aparecem no plano são os pontos de constelação, que aparecem igualmente distribuídos no plano. Os bits mais significativos definem a amplitude no eixo Q e os bits menos significativos definem a amplitude no eixo Ocorre apenas uma troca de bits entre símbolos adjacentes para cada conversão. A taxa de símbolos se da ¼ da velocidade de bits fazendo com que este formato torne uma transmissão mais eficiente espectralmente falando se comparado a QPSK por exemplo.
Para formarmos um sinal QAM, utiliza-se uma portadora que recebe um certo nível de amplitude Q determinado com sua informação de sua portadora defasada em 90 graus e um nível de amplitude I com sua portadora em fase. Os dois sinais se somam formando a modulação descrita pela equação:
Onde Q e I são amplitudes com níveis e polaridades determinados pelo código.
Modulação Q e