Wagner
COMANDO E MOTORES
ELÉTRICOS
Curso Técnico em Plásticos
Professor Jorge Eduardo Uliana
E-mail jorge.eu@terra.com.br
1 - Introdução Geral
1.1 - Eletromagnetismo
Sempre que uma corrente elétrica percorre um condutor, um campo magnético é gerado ao redor do mesmo. Os princípios do magnetismo são uma parte importante da eletricidade, pois além dos motores, eletroímãs são utilizados em vários componentes elétricos.
[pic]
1.2 - Motor Elétrico
É uma máquina que converte a energia elétrica e energia mecânica (movimento rotativo), possui construção simples e custo reduzido, além de ser muito versátil e não poluente. O motor elétrico tornou-se um dos mais notórios inventos do homem ao longo de seu desenvolvimento tecnológico. A finalidade básica dos motores é o acionamento de máquinas, equipamentos mecânicos, eletrodomésticos, entre outros, não menos importantes. Seu princípio de funcionamento, construção e métodos de partida, serão conhecidos ao longo desta disciplina.
[pic]
1.3 - Métodos de Partida
Os motores são comandados através de chaves de partida, sendo que as mais empregadas são:
➢ Partida Direta/ Reversora; Acionamento de pequenos motores;
➢ Partida Estrela Triângulo; Acionamento de grandes motores sem carga;
➢ Partida Compensadora; Acionamento de grandes motores com carga;
➢ Partida com Soft-Starter; Acionamento de grandes motores com carga;
➢ Partida com Inversor de Freqüência. Acionamento de pequenos e grandes motores;
1.4 - Tipos de Circuitos
Todas as chaves de partida mencionadas anteriormente possuem um circuito principal e um circuito de comando. O circuito principal ou de força com também é conhecido, é o responsável pela alimentação do motor, ou seja, ele é o responsável pela conexão dos terminas/fios do motor a rede elétrica. O circuito de comando, como o próprio nome