Risco do trabalhador
Riscos do Trabalhador Ao Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho
Bernardete Ferreira da Silva bernardete@petrobras.com.br UFF
Sérgio Luiz Braga França
Sergio França
UFF
Resumo:Compreender se o trabalhador percebe os riscos do ambiente em que trabalha se torna cada vez mais relevante para a empresa que busca aprimorar a sua Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho e reforçar a sua imagem pública no mercado, onde as empresas comprometidas com a responsabilidade socioambiental tendem a obter maior vantagem competitiva perante a sociedade e investidores. Neste sentido, o objetivo geral da pesquisa é analisar a percepção do trabalhador sobre riscos do seu ambiente de trabalho e identificar se os mecanismos de Comunicação de Riscos do seu Sistema de Gestão
Segurança e Saúde do Trabalho são capazes de preparar o trabalhador a perceber estes riscos. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi selecionada uma das Unidades de Operação do ramo de abastecimento de petróleo e seus derivados de uma Empresa de Energia Brasileira identificada como a de maior incidência de acidentes do trabalho no período 2008-2010 em comparação com as demais unidades do mesmo ramo. Como principal ferramenta de pesquisa de campo, é utilizado um Questionário estruturado.
Os resultados da pesquisa indicam que o Programa de Comunicação de Riscos da Unidade é insuficiente para preparar o trabalhador a perceber estes riscos e desenvolver atitudes seguras.
Palavras Chave: Acidente do Trabalho - Gestão de Segurança - Percepção de Riscos - -
1. INTRODUÇÃO
A preocupação com a incidência de acidentes e problemas de saúde provenientes do trabalho e a procura por mecanismos capazes de preveni-los é mundial. O acidente do trabalho traz consigo um impacto negativo a vida do trabalhador e soma-se a este fato, o custo envolvido na ocorrência que afeta consideravelmente a economia.
Estimativas da Organização Internacional do Trabalho