Unidade de saude basica
Esse programa tem como objetivo levar o acesso de energia elétrica gratuita para 10 milhões de pessoas do meio rural.
O mapa de exclusão elétrica mostra que as pessoas que estão em local de menor índice de desenvolvimento, não tem energia elétrica, cerca de 90% delas tem renda inferior que três salários. Para por fim a essa realidade o governo definiu como objetivo que a energia seja um vetor de desenvolvimento social e econômico dessas comunidades
Para o atendimento de toda essa população o governo federal decidiu aplicar recursos provenientes de fundos setoriais de energia.
Na região norte e nordeste alguns locais estavam sem energia, aponta o censo de 2010. Para atender essas famílias o governo prorrogou o programa de luz para todos de 2011 para 2014.
A meta inicial de atender 10 milhões de pessoas foi alcançada em 2009. Foram investidos cerca R$ 20 milhões dos quais R$ 14,5 milhões são do governo federal.
O beneficio do programa vai alem, estima que cerca de 440 mil postos de trabalho foram construídos, e também postes feitos da mais nova tecnologia e de fácil transporte.
Alem disso pessoas do campo poderão comprar televisores, geladeiras, bombas de água entre outros.
Uma das melhores atributos do programa luz para todos foram: Oportunidade de emprego que aumentou para 34,2%, a renda familiar para 35,6%, atividades escolar nos períodos diurno 43%, condições de moradia aumentou para 88,1% e a qualidade de vida foi para 91,2%.
Para garantir que o programa tivesse uma gestão participativa foi:
. Comitê Gestor Nacional
. Comitê Gestor Estadual
. Eletrobrás
. Agentes executores
. Agencia Nacional de Energia Elétrica
Aqueles que não têm energia elétrica e encaixam nos padrões do programa devem se cadastrar na distribuidora da sua