Unidade 1
Psicologia e Subjetividade: O significado da interação social na estruturação do Psiquismo
Ao se buscar identificar os determinantes da conduta de um indivíduo, devemos observar a interação entre três aspectos:
• a constituição biológica, que influencia nas manifestações do temperamento;
• os aspectos psicológicos propriamente ditos, que se revelam mediante a estrutura- ção da sua personalidade; dos recursos cognitivos que utiliza para compreender e solucionar problemas;
• os aspectos sociais, que se referem às condições históricas, sócio-econômicas e culturais que também condicionam a maneira como a pessoa interpreta o contexto em que vive.
- A apreensão do mundo inicia-se por meio da linguagem;
- A comunicação não se limita ao código verbal, uma vez que também utilizamos a expressão corporal, os desenhos e sinais para estabelecer contato com os demais.
- A formação acadêmica é um dos agentes socializadores mais valorizados pelos grupos sociais;
A constituição da subjetividade a partir dos processos de socialização
- O primeiro grupo social do qual fazemos parte é nossa família (biológica ou não). Este relacionamento afetivo contribuirá para a estruturação da base do caráter do indivíduo;
- é em função do processo de socialização primária que se desenvol- vem os princípios essenciais para o convívio social.
- a socialização secundária po- derá ser identificada em cada novo grupo em que ingressamos e ocorrerá até o último dia de nossas vidas.
- Pelo processo de legitimação, tornaremos previsíveis (e desejáveis) alguns compor- tamentos, que serão transmitidos às gerações posteriores, por meio do processo de socialização.
- O processo de legitimação organizará a vida em grupo; porém, deverá adequar-se às transformações sociais, para que o convívio entre as pessoas promova de