Desafio familiae sscontemporaneo
1010 palavras
5 páginas
FAMÍLIA, SOCIEDADE, E SERVIÇO: RUMOS DA ATUAÇÃO PROFISSIONALO assistente social é um agente profissional que atua em relação direta com a população usuária dos serviços sócio assistenciais. E para embasar sua atuação existe a LOAS-Lei orgânica da Assistência Social. E o público prioritário dos serviços é a família. E esta concepção é reforçada coma criação do artigo 226 da constituição federal do Brasil: “Família, base da sociedade, tem especial proteção do estado”. Assim como também foi criado o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, e o Estatuto do idoso. Mas em fim, o que família?
De acordo com os conteúdos abordados até agora, e com a vivencia pratica do dia-a-dia, podemos concluir que a palavra família não tem um único significado, assim como não possui uma única configuração, e também não está fadada a alcançar uma posição estática, pois está sempre em constante modificação.
Além disso, a Assistência Social enquanto política pública que compõe o tripé da Seguridade Social, e considerando as características da população atendida por ela, deve fundamentalmente, inserir – se na articulação intersetorial com outras políticas sociais, particularmente as públicas de Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Emprego, Habitação, entre outras, para que as ações não sejam fragmentadas e se mantenha a acesso e a qualidade dos serviços para todas as famílias e indivíduos.
Os serviços de proteção social básica e especial, voltados para a atenção às famílias deverão ser prestados, preferencialmente, em unidades próprias dos Municípios, através dos Centros de Referência da Assistência Social Básica e Especializado.
A família é a base a qual se inicia a vivência em sociedade, sendo influente nas características individuais de comportamento em relação à forma em que for organizada. Observam-se as transformações nos contornos e fronteiras familiares, e a convivência entre as mesmas.
Percebe-se que a família passa por diversas organizações em que se aprende o valor da