As oportunidades de carreira na rea de pesquisa de mercado
Nome: Natalia Souza Melo
Curso: Marketing
Disciplina: Pesquisa de mercado
Turno: Noite
Fortaleza- ce
Março/2015
Introdução
Formado em Marketing pode atuar com pesquisa, gestão e relacionamento, estabelecer uma conversa entre cliente, mercado, produto e organização é uma de suas principais funções. A área trabalha com estratégias de comunicação. Faz parte das funções analisar o produto, o preço, o local do mercado, o consumidor do produto e a melhor forma de comunicação com o mercado. É preciso desfazer a ideia de que a profissão está necessariamente relacionada à Publicidade e Propaganda.
O mercado de trabalho
Até a década de 90, o segmento de pesquisa de mercado empregava como analistas de dados basicamente antropólogos, psicólogos e sociólogos. Hoje em dia, no entanto, ele tem equipes multidisciplinares, formadas por profissionais de praticamente todas as áreas. Segundo Christian Reed, CEO da Expertise, uma das maiores empresas de pesquisa do Brasil, essa área vem se transformando muito. Confira a seguir as principais exigências para quem quer fazer carreira nesse mercado:
– Analistas de dados que trabalham em pesquisa de mercado podem ter as mais variadas formações – desde as tradicionais antropologia, sociologia e psicologia até administração, marketing ou engenharia.
– É obrigatório para um profissional desse segmento entender de negócios, marketing e finanças para compreender o problema do cliente e buscar uma solução. “O analista é quem chega às conclusões e dá os insights aos clientes, por isso precisamos de verdadeiros estrategistas de marketing para essa função”, diz Reed. “Essa tem sido a grande transformação desse mercado.”
– Analistas e pesquisadores de hoje também precisam entender como funciona mundo digital. “Costumo dizer que eles precisam ser militantes digitais porque nós estamos