UNI O NACIONAL DOS ESTUDANTES
1. ANTES DA UNE:
O movimento estudantil tem seus primórdios em 1901, quando é criada a Federação dos Estudantes Brasileiros, entidade pioneira, porém que teve pouco tempo de atuação. Em 1910 é realizado o Primeiro Congresso de Estudantes, em São Paulo, que auxiliou o aumento do número de escolas.
A partir da revolução de 1930, a politização do ambiente nacional levou os estudantes a atuarem firmemente em organizações como a Juventude Comunista e a Juventude Integralista, mas havia a necessidade de uma entidade única representativa e forte.
2. FUNDAÇÃO E PRIMEIRAS LUTAS:
No dia 11 de agosto de 1937, na Casa do Estudante do Brasil, no Rio de Janeiro, criou-se a União Nacional dos Estudantes e seu primeiro presidente oficial foi o gaúcho Valdir Borges, eleito em 1939.
Os primeiros anos da UNE acompanharam a eclosão da Segunda Guerra Mundial, os estudantes opuseram-se ao nazi-facismo de Hitler e pressionaram o presidente Getúlio Vargas a tomar uma posição firme durante a guerra. Em 1942, os jovens ocupam a sede do Clube Germânia, Rio de Janeiro, tradicional reduto de militantes nazi-facistas. Neste mesmo período, Vargas concedeu o prédio ocupado do Clube Germânia para que fosse sede da UNE.
3. ANOS 50 E INÍCIO DOS ANOS 60:
Após a guerra, a UNE fortaleceu sua participação em ações como a defesa do petróleo, com a campanha “O Petróleo é Nosso!”. A luta prosseguiu até 1953, quando se deu a criação da Petrobras.
Como sempre, a UNE defendia mudanças sociais profundas, dentre elas, a reforma universitária no contexto das reformas de base. Em 1961, os estudantes tiveram atividade vital na chamada Campanha da Legalidade, movimento de resistência para garantir que Jango fosse empossado.
4. A DITADURA MILITAR DE 1964 A 1985
A primeira ação da ditadura militar brasileira ao tomar o poder em 1964 foi depor o presidente João Goulart e metralhar, invadir e incendiar a sede da UNE na noite de 30 de março para 1º de abril.O regime militar