A Arte Na Gr Cia
A Escultura
- Página n. 24 – Os gregos começaram a esculpir grandes esculturas masculinas. A arte não tinha função religiosa como no Egito e, sem regras rígidas, pôde evoluir livremente, tentando superar a aparência de rigidez e mobilidade.
- Página n. 25 – Sob influência do Egito, os gregos buscavam a simetria natural do corpo humano e, para deixar clara e ssa simetria, esculpiam a figura masculina nua.
A Arquitetura
- Página n. 26 – O destaque da arquitetura era o templo e sua finalidade era proteger da chuva e do sol as esculturas dos deuses e deusas.
- Página n. 27 – Na ordem dórica, o corpo das colunas era grosso, com um capitel simplificado. A maior característica dos templos era a simetria entre a entrada e os fundos. Já a ordem jônica sugeria leveza, com o corpo das colunas mais fino e o capitel ornamentado.
A Pintura em Cerâmica
- Página n. 28 – Os vasos gregos são famosos pela harmonia entre desenho, cores e espaço utilizado para ornamentação. Eles eram utilizados para rituais religiosos e para armazenar alimentos. As suas pinturas representavam cenas da mitologia e do cotidiano.
A Escultura no Período Helenístico
- Página n. 30 – A Grécia foi dominada por Filipe II e sucedido por Alexandre Magno. Com sua morte, o império dividiu-se em reinos que deram origem a uma cultura semelhante à grega.
- Página n. 31 – A escultura desse período apresenta características bem distintas do anterior, com o início da representação dos sentimentos e do nu feminino.
- Página n. 32 – As mulheres sempre eram representadas vestidas. Havia também a escultura de grupos de pessoas, e todo o conjunto representava movimento.