UML LINGUAGEM MODELADA UNIFICADA
UNIFIED MODELING LANGUAGE
LINGUAGEM MODELADA UNIFICADA
A UML (Unified Modeling Language) é uma linguagem para especificação, documentação, visualização e desenvolvimento de sistemas orientados a objetos. É um modelo padrão para desenvolvimento de software que reúne melhores práticas de metodologia de sistemas. Neste modelo, diversos diagramas auxiliam na visualização do problema e a concepção da solução, permitindo uma visão macro dos objetos e seus relacionamentos; propõe um visual para especificação (modelagem) de sistemas orientados a objetos, fornece representação gráfica para os elementos essenciais do paradigma de objetos como Classes, atributos, objetos, troca de mensagens, etc.
Esta linguagem sintetiza os principais métodos existentes, sendo considerada uma das linguagens mais expressivas para modelagem de sistemas orientados a objetos. Por meio de seus diagramas é possível representar sistemas de softwares sob diversas perspectivas de visualização. Facilita a comunicação de todas as pessoas envolvidas no processo de desenvolvimento de um sistema (gerentes, coordenadores, analistas, desenvolvedores), por apresentar um vocabulário de fácil entendimento.
Os sistemas necessitam de uma série de especificações e geralmente tais documentos são longos e muito detalhados. A modelagem proporcionada pela UML permite simplificar o entendimento de um sistema, ao transformar suas complexidades em objetos gráficos simples, onde a lógica interna de seu funcionamento é abstraída;
Através da modelagem também conseguimos estruturar um sistema. A manutenção que ocorrer nos posteriores ciclos de desenvolvimento fica mais fácil de ser efetuada já que a mesma ocorre inicialmente num nível lógico, e não no código (programa), de forma que se pode evoluir os diagramas que serão alterados e verificar suas conseqüências, antes de se preocupar com a fase de desenvolvimento.
A utilização da UML nos permite que tenhamos uma melhor visualização do cenário em que o sistema