Pesquisa e desenvolvimento com uml
Francisco Assis¹
¹Faculdade Nordeste(FANOR) – Fortaleza-CE-Brasil
²Curso – Análise e Desenvolvimento de Sistemas Resumo
Usar uma tecnologia de modelagem de sistema para captar desde os primeiros contatos com o cliente , até a conclusão das etapas de desenvolvimento de software, é de extrema importância. A UML(Unified Modeling Language) é a junção das três mais conceituadas linguagens de modelagem orientados a objetos (Booch de Grady, OOSE de Jacobson e o OMT de Rumbaugh). Este artigo estuda a UML para que se possa criar uma metodologia de desenvolvimento de sistemas que englobe todas as fases do processo de desenvolvimento de software, desde os eventos iniciais, passando pela Análise de Requisitos, Análise, Projeto, Implementação ,Testes e Implantação.
Palavras-chave: UML. Metodologia de desenvolvimento.
Introdução
Anteriormente um grande problema no desenvolvimento de novos sistemas utilizando a orientação a objetos era o fato de não existir uma notação padronizada e realmente eficaz que pudesse abranger qualquer tipo de aplicação. Cada metodologia possui suas próprias notações (símbolos usados para projetar modelos orientados a objetos), processos e ferramentas. Isso faz com que a escolha do método a ser utilizado torne-se uma decisão extremamente importante levando a discussões e sobre qual o melhor método, mais avançado e adequado para ser utilizado em um projeto específico.
Com o lançamento da UML (Unified Modeling Language) desenvolvedores da área de orientação a objetos, ficaram entusiasmados com sua abrangência. Pois a UML traz novos conceitos que normalmente não eram usados. Um bom entendimento da UML não é somente um conhecimento suas simbologias e significados, mas também um contexto geral de modelagem orientada a objetos. O objetivo desse artigo científico é pesquisar sobre esta linguagem de modelagem(UML), seus pontos positivos e negativos.
1. Conceito e