Umidade relativa do ar
UMIDADE RELATIVA DO AR
Heitor Maciel Lima – A07/2
Professora: Kellen
Goiânia-Go
20/04/2012
Índice:
Introdução.....................................................................................1
Desenvolvimento..........................................................................2
Conclusão.....................................................................................3 Referencias bibliográficas............................................................4
Introdução
O objetivo do trabalho é tratar do tema da umidade do ar que é muito importante, pois é um fator ambiental com o qual estamos habituados a ouvir a respeito, porém pouca atenção é dada ao assunto no âmbito escolar à fim de demonstrar suas causas e estudá-lo. A umidade relativa do ar é uma característica ambiental que varia de acordo com o ambiente, em ambientes fechados essa umidade é mais fácil de descrever teoricamente, e mais simples de ser observada, porém, em ambientes abertos há influencia de outros fatores.
Desenvolvimento
A umidade relativa do ar é dada pela seguinte fórmula:
U=Mm
Onde:
U→ umidade relativa do ar.
M→massa de vapor de água necessária para saturar o ambiente. m→ massa de vapor de água no ambiente.
A taxa de evaporação é dada por: dmdt=kA(P-p)Pext Onde:
k→ constante característica do líquido.
P→ pressão de vapor máxima. p→ pressão de vapor.
Pext→ pressão externa.
A evaporação da água em temperaturas abaixo de seu ponto de ebulição, é resultado da pressão de vapor exercida sobre o líquido, quando essa pressão atinge um ponto máximo quando as moléculas de água estão muito agitadas mas ainda não mudaram de estado físico (geralmente pelo aumento da temperatura) o líquido ferve e borbulha, ,porém essa pressão existe em temperaturas menores que a do ponto de ebulição. A lenta evaporação da água é resultado da liberação gradual dessa pressão.
U=pP A evaporação da água