Umidade relativa do ar
Física II
UMIDADE RELATIVA DO AR
José Francisco da Silva Júnior
Objetivo:
Verificar que o período de oscilação de um pêndulo físico é independente da amplitude angular, para pequenas oscilações, e permite determinar o valor local da aceleração da gravidade.Medir grandezas físicas diretas e, a partir de um gráfico, determinar outras grandezas.Analisar o comportamento dinâmico de um corpo suspenso.
Descrição do Experimento:
O equipamento utilizado nesse experimento é um suporte com eixo
Horizontal, no qual é pendurado um aro metálico. O aro é levemente afastado de sua posição de equilíbrio na vertical, e liberado para oscilar. Medem-se os períodos para cada aro em valores crescentes de seu raio médio, que também é medido.
Equipamento/Material:
1. Barra metálica
2. Suporte vertical e horizontal;
3. Trena
4. Cronômetro
Introdução:
Pêndulo físico é um sistema real que se utiliza de um corpo com volume finito e massa bem distribuída, e não concentrada em um único ponto como no pêndulo simples. Na posição de equilíbrio, o seu centro de gravidade está diretamente abaixo do eixo de rotação do pêndulo. Quando o pêndulo é deslocado de sua posição de equilíbrio, o torque restaurador será proporcional ao produto da força peso, a qual é o elemento restaurador, assim como no pêndulo simples, pela distância do seu eixo de rotação ao centro de massa. O elemento de inércia neste pêndulo é o momento de inércia relativo a um determinado eixo de oscilação, ou seja, o momento de inércia depende da distância entre o centro de massa e o eixo de oscilação. Como no pêndulo simples, o pêndulo físico oscila harmonicamente se o ângulo de deslocamento for pequeno, neste caso temos que o torque restaurador é dado por τ = -(mgs).θ e o período da oscilação por T= 2π.√ (I/mgs).
Pêndulo