Umidade atmosferica
O vapor de água contido na atmosfera resulta na umidade atmosférica, que pode ser relativa ou absoluta. A umidade relativa corresponde à relação que há entre a porcentagem da umidade absoluta e o ponto de saturação, é indicado geralmente por %.
A atmosfera possui um limite quanto à quantidade de vapor de água presente. Isso quer dizer que ela não consegue manter em suspensão uma quantidade elevada de vapor de água em sua estrutura, quando chega ao ponto máximo dizemos que atingiu o ponto de saturação.
Ao alcançar esse ponto de saturação, todo vapor de água existente torna-se mais denso e se transforma em nuvens, essas poderão desencadear um fenômeno climático - as precipitações - que podem vir em forma de chuva, neve ou granizo.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
UMIDADE ATMOSFÉRICA
Em diferentes latitudes, pode-se experimentar uma sensação de mais ou menos frio a uma mesma temperatura. Essa variação é provocada pela umidade do ar, em função da qual as moléculas de vapor d"água, mais leves que as de oxigênio e nitrogênio que compõem a maior parte do ar atmosférico, passam através da roupa e absorvem o calor corporal de maneira proporcional a sua concentração.
Umidade é o conteúdo de vapor d"água que impregna os corpos e que, em concentração variável segundo o lugar, a proximidade do mar, a estação do ano e as condições meteorológicas gerais, se encontra presente na troposfera (zona inferior da atmosfera). Característica mais variável da atmosfera, a umidade