UMALUZ 1

1504 palavras 7 páginas
Tema:
“Uma luz na caverna - Família segundo o coração de Deus pratica o perdão”

Texto:
I Samuel 24

Preparado por: Diné René Lóta

Você já foi injustamente acusado de erros que jamais cometeu? Você já se sentiu perseguido por pessoas a quem você respeita e ama de forma muito especial? Como você reagiu à injustiça? Como você tem lidado com a situação de perseguição? Como você trata a mágoa que ficou alojada no seu coração?

Pois é, esta história de Davi, narrada em 1Samuel 24, tem algo muito importante para nos dizer. O episódio narrado no capítulo 24 deste Livro nos remete ao mais profundo do nosso ser. É como se nós fôssemos colocados com Davi lá no fundo da caverna.

Todos nós convivemos com regiões sombrias em nossa alma. De uma forma ou de outra, todos nós temos de admitir a existência de sombras em nosso íntimo, onde a mágoa, o ressentimento, e até o ódio, convivem.

Às vezes, as pessoas que mais nos magoam estão bem perto de nós, dentro de nossa casa, em nossa família.

Do ponto de vista espiritual, estamos na luz, mas do ponto de vista psicológico, experimentamos sombras e até trevas em nosso coração.

I Samuel 24 é uma história de perdão. Do ponto de vista bíblico, o perdão é a luz que precisa ser acesa no interior das regiões sombrias da nossa alma.

Podemos afirmar que a Bíblia define o perdão da seguinte forma: Deus cobre nossos pecados, remove a mancha da nossa alma, apaga o registro da nossa dívida com Ele e liberta-nos de toda culpa e condenação.

Para esclarecer mais ainda, devemos lembrar que perdoar não é esquecer a ofensa e o ofensor; perdoar não significa subestimar a ofensa; perdoar não é a tentativa de maquiar nossos sentimentos de mágoa; perdoar não é ser conivente com a ofensa e ofensor e, também, perdoar não significa renunciar o amor-próprio.

Então, o quê significa perdoar? Perdoar é trabalhar com as sombras da nossa alma. Perdoar é acender a luz dentro da caverna do coração e permitir ao ofensor sair livre da nossa mágoa. É isso o

Relacionados

  • Dona Narcisa De Villar 08 06 15
    25563 palavras | 103 páginas