Relatorio
Pode ser percebido em laboratório que o comportamento de uma solução depende da natureza do soluto e de sua concentração. O termo concentração se refere à quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente, quanto maior a quantidade de soluto, mais concentrada a solução resultante, de acordo com Ricardo Feltre (1996).
Concentração = quantidade de matéria de soluto volume de solução em litros
Para determinar a concentração de um soluto em uma solução, pode-se realizar uma titulação, que envolve combinar uma amostra de solução com uma solução reagente de concentração conhecida, chamada solução padrão. A titulação determina a quantidade de solução padrão necessária para reagir com a quantidade total de uma substância na amostra. Segundo John Kotz e Paul Theichel (2009) existem quatro tipos de reações na titulação: reações de complexação, precipitação, oxiredução e as de neutralização.
Nas reações de neutralização ou titulação ácido-base faz-se reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado. Os produtos dessa reação não têm características de soluções ácidas nem de soluções básicas. Em geral, uma reação entre um ácido e um hidróxido metálico produz água e sal.
Segundo Schiavon e Santos, em uma titulação ácido-base, é necessária a adição de um indicador para se determinar quando o ponto de equivalência da titulação (ponto no qual as quantidades estequiométricas se equivalem) for alcançado. Os ácidos e as bases mudam de cor quando colocados em contato com determinados corantes. Na titulação ácido-base, o indicador vermelho de metila é mamarelo em soluções básicas, mas vermelho em soluções ácidas. A mudança de cor