Uma tipologia cultural do desenvolvimento econômico
-Mariano Grondona-
Tipologia cultural de desenvolvimento econômico" In: A cultura importa. Organização: Lawrence E. Harrison e Samuel P. Huntington; tradução Berilo Vargas. Imprenta Rio de Janeiro: Record, 2002.
Grondona apresenta o programa semanal de televisão sobre questões de interesse público Hora Clave na Argentina. É colunista do jornal La Nación e professor de governo na Faculdade de Direito da Universidad Nacional de Buenos Aires.
O processo de desenvolvimento econômico entra em crise quando o país passa de um estágio para o seguinte. É nesse momento que as tentações aparecem. Se o país consegue resistir a essas tentações, alcançará o desenvolvimento: caso contrário, terá apenas curtos períodos de enriquecimento.
De acordo com Grondona, só os países com um sistema de valores favorável a decisões de resistência à tentação são capazes de manter um desenvolvimento sustentado e rápido. Há duas categorias de valores: intrínsecos e instrumentais. Os intrínsecos são aqueles que se mantêm, independentemente de custos ou benefícios. O patriotismo, como valor, exige sacrifícios e as vezes é desvantajoso para o bem estar individual. Entretanto ao longo da história, centenas de pessoas morreram defendendo seu país.
Imagine-se um país dedicado ao crescimento econômico e que, enfatiza o trabalho, a competição, o investimento e a inovação. Isto é possível se os valores buscados, não desaparecerem quando a prosperidade for alcançada. Para o autor nenhum valor instrumento sobrevive á sua utilidade.
Ele ainda coloca que o desenvolvimento econômico é importante demais para ficar inteiramente por conta dos valores econômicos. Os valores aceitos ou negligenciados por um país estão dentro do campo cultural. Sendo assim, compreendemos que o desenvolvimento econômico é um processo cultural.
A partir do seu posicionamento, o autor evidencia que é possível construir dois sistemas de valores ideais: um apenas com