Fenomenos físicos e químicos
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE PARINTINS – CESP
LICENCIATURA PLENA EM QUIMICA
QUIMICA INORGANICA I
FENOMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS
Parintins
2012
LEDJANE MENDES
FENOMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina de Química Orgânica I, ministrada pela Professora MSc Lucilene na Universidade do Estado do Amazonas-UEA.
Parintins
2012
INTRODUÇÃO
No relatório a ser apresentado, será mostrado que qualquer modificação operada nos corpos (amostra), pela ação dos agentes físicos ou químicos, cientificamente observada é um fenômeno, dependendo do seu estado físico (líquido ou sólido) e da temperatura.
Na natureza, as substancias sofrem transformações constantes, sendo que estas podem ocorrer espontaneamente ou não e, classificam-se como fenômeno físico ou químico, embora não exista uma demarcação nítida entre os dois.
Fenômeno é toda transformação que ocorre com a matéria, na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição. Os fenômenos podem ser divididos em físicos ou químicos. Fenômenos químicos: ocorrem com a formação de novas substâncias. Já quando ocorre uma modificação sem alteração nas características das substâncias iniciais, ou seja, sem que haja o aparecimento de novas substâncias o fenômeno é denominado físico.
Na pratica de laboratório, os fenômenos estudados experimentalmente, poderam ser feitas observações quanto à cor, odor, estado físico, solubilidade em agua, efeito caloríficos etc., que conduziram a conclusões para que possa estabelecer se o fenômeno é físico ou químico.
OBJETIVO:
Diferenciar através de experimentos os Fenômenos químicos e físicos bem como justificar cada resposta com base nas analises obtidas no laboratório
Materiais e Reagentes Utilizados
Tubos de ensaio
Estantes para tubos de ensaio
Bagueta de vidro
Becker de 100ml
Vidro de relógio
Pinça de madeira
Garra metálica