Uma região de fé
UMA REGIÃO DE FÉ
Muito se fala sobre o Juazeiro do norte ser a capital da fé, mas tudo se deve a uma figura cratense o Padre Cicero graças a ele o turismo religioso aquece a economia caririense.
A religiosidade do povo caririense é um fator determinante na economia local com as romarias em juazeiro do norte, a festa de santo Antônio em Barbalha conhecida popularmente como “festa do pau da bandeira” outro exemplo de manifestação de fé é o jejum a esmola e a auto-flagelação como pedido de perdão pelos pecados cometidos.
No cratinho de açúcar a maior manifestação de fé fica por parte da tradicional novena de Nossa Senhora da penha a padroeira da cidade, que no ano de 2013 completou 245 anos de festa; festa essa que se encerra no primeiro dia do mês de Setembro com uma grande procissão pelas ruas da cidade, este ano estimou-se o numero de 70 mil pessoas acompanhando a procissão.
Tudo isso é prova que o cariri como um todo forma a capital da fé, pois a junção de todas essas manifestações de fé define o perfil do cariri, portanto como uma região de fé.
La amistad é um filme do diretor Steven Spielberg que conta a história da escravidão do trafico de escravos e da luta pela sobrevivência e liberdade dos escravos.
Logo no inicio do filme eles conseguem escapar do porão do navio liderados por cinqué e matando toda tripulação tomando conta da situação, deixando apenas dois espanhóis vivos que serviriam para encaminha a embarcação de volta para a terra de origem daqueles escravos. Ao invés de cumprir o trato feito com os africanos, os dois espanhóis direcionam o barco para a costa dos Estados Unidos. E eles são pegos novamente só que pela guarda costeira; e ai começa uma briga judicial para saber quem vai ficar com os escravos.
Quem os defendeu foi um jovem advogado chamado Roger Baldwin O primeiro julgamento estava praticamente ganho depois de Baldwin ter mostrado o inventário da carga do navio que comprovava