Quimica
Para compreendermos melhor o corpo deste relatório é preciso mencionar alguns conceitos como, corrosão e eletroquímica. Corrosão é um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais. Sendo o produto da corrosão um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, estética, etc.
A eletroquímica abrange todos os processo químicos que envolve transferência de elétrons. Quando um processo químico ocorre, produzindo transferência de elétrons, é chamado de pilha ou bateria, mas quando o processo químico é provocado por uma corrente elétrica (variação da quantidade de elétrons no temo), este processo é denominado de eletrólise.
A PRÁTICA:
Em nossa primeira aula prática que aconteceu no dia 19/11/12, nos foram apresentados práticas muito interessantes sobre corrosão e eletroquímica, com o objetivo de nos mostrar aquilo que antes só conhecíamos de ouvir falar, experimentos químicos. Abaixo descreverei como foram realizados cada um destes experimentos e os resultados obtidos.
Primeiro procedimento:
Materiais • Solução com cloreto de sódio, ferricianeto de potássio e fenolftaleina • Pregos previamente limpos (alguns mais enferrujados outros mais conservados) • Um suporte • Duas garras • Dois tubos de ensaio
Colocamos dois tubos de ensaio em um suporte, com duas garras (um em cada garra) dentro destes tubos a solução citada a cima, em um dos tubos mergulhamos o prego completamente e no outro mergulhamos o prego parcialmente e deixamos agir por alguns minutos. Abaixo, o esquema de posicionamento do prego parcialmente mergulhado na solução e o prego totalmente mergulhado.
[pic]
Resultado:
No primeiro tubo, onde mergulhamos o prego completamente notamos após um tempo a formação de uma área azul no meio da solução. No segundo tubo, onde mergulhamos o