Uma reflexão sobre o ensino de ciências no nível fundamental da educação
MARANHÃO - CAMPUS - CODÓ
COORDENAÇÃO DE CURSOS SUPERIORES - CCS
LICENCIATURA EM QUÍMICA
WESLANY QUEIROZ FONTE
RESENHA
CODÓ-MA
2013.1
Uma reflexão sobre o ensino de ciências no nível fundamental da educação
O ensino de ciências foi o tema proposto para os artigos, em seu primeiro momento abordou-se como este estaria sendo ensinado nas series do ensino fundamental, mais exatamente uma reflexão de como isso ocorre, e viu-se que alguns professores tomaram as contribuições da psicologias, estas foram capitalizados para elaborar estratégias de ensino de Ciências, de acordo com o modo como as crianças entendem a construção do conhecimento, embora outros devido a uma confusa interpretações dessas teorias psicológicas, viram que há uma complexidade de compreensão das Ciência e isto impossibilitaria o aprendizado. Felizmente viu-se que esse pensamento foi inadequado pois se não houvesse o ensino de já iniciaria uma discriminação com as crianças, hoje se sabe que as crianças não são adultos em miniatura e sim sujeitos que possuem uma maneira particular de significar o mundo que os cercam. Ensinar tornou-se um dilema, mas é notável para grande parte dos docentes e também da sociedade que se deve repensar sempre sobre a prática pedagógica para que esta seja uma propulsora da educação e auxiliadora no crescimento humano.
Uma proposta inovadora de estágios para os professores de ciências: a experiência do curso de licenciatura em ciências da natureza (each-usp) em São Paulo, Brasil.
O desejo de relacionar a formação como futuro profissional da docência trazendo na experiência sentido complementar, fez com que se olhasse de forma particular para o estagio dos ainda discentes de Ciências, mas especificamente no Estado de São Paulo. O estudo faz referencia a estagio nas as escolas publicas de São Paulo, pois a grande maioria das crianças e jovem se encontra nas escolas publicas do Estado. E