uma parte do relevo brasileiro
O Relevo brasileiro consiste em diversos relevos, planaltos e planícies ao longo de seu imenso território. Cerca de 40% do seu território encontra abaixo de 200m de altitude, 45% entre 200m a 600m 12% entre 600m e 900m.
Tradicionalmente, o relevo do Brasil é dividido de acordo com a classificação de Ab’ Saber, quem identifica dois grandes tipos de relevo no território brasileiro como planalto e planícies.
Mais recentemente, com os levantamentos detalhados sobre características geológicas, geomorfológicas, de solo, de hidrografia e vegetação do país, foi possível conhecer e chegar numa classificação mais detalhada, proposta em 1989, pelo professor Jurandyr Ross, ele classificou o relevo brasileiro com as principais formas: planaltos, planícies e depressões . Aziz Ab’Saber
Aziz Nacib Ab’saber(São Luís do Paratinga, 24 de outubro de 1924 Cotia, 16 de março de 2012).Foi um professor universitário brasileiro.
Considerado como referencia em assuntos relacionados ao meio ambiente e a impactos ambientais decorrentes das atividades humanas foi cientista polivalente, laureado com as mais altas honrarias cientificas, em geografia, arqueologia, geografia e ecologia. Membro Horário da sociedade de arqueologia Brasileira, Grã-Cruz em ciências da Terra pela ordem nacional do Mérito Cientifico, prêmio Internacional de filosofia, letras e ciências humanas da universidade de São Paulo, professor honorário do instituto de estudos avançados da mesma universidade e ex-presidente e atual presidente de honra da sociedade brasileira para o progresso da ciência (SBPC). Embora aposentado compulsoriamente no final do século XX, manteve-se em atividade até o fim da vida.
Aos dezessete anos, assumiu sua primeira função publica como jardineiro da Universidade, enquanto dava continuidade á sua formação com cursos de especialização. Trabalhou durante vários anos como professores de ensino básico. Posteriormente lecionou na